ARTE E CULTURA >> Evento

  • Circuito Pegadas da Gávea, edição de outono, terá várias atividades, confira

    Da Redação em 25 de Abril de 2024    Informar erro
    Circuito Pegadas da Gávea, edição de outono, terá várias atividades, confira
    Local: Pegadas da Gávea
    ENDEREÇO: Baixo Gávea (Praça Santos Dumont)
    DATA : 26/04/2024 HORA : 13h às 20h VALOR : Grátis
    DATA : 27/04/2024 HORA : 13h às 20h VALOR : Grátis
    DATA : 28/04/2024 HORA : 10h às 17h
    O circuito Pegadas da Gávea abre com a inauguração da exposição “Harmonias Cromáticas”, de Toz Viana, na Galeria Movimento e o trabalho ao vivo de Billi Gebara, também um dos mais prestigiados nomes da arte urbana do Rio de Janeiro.
     
    No sábado 27, das 13h às 16h, onde será possível observar o céu e também confeccionar relógios de sol, em oficinas para crianças e jovens.
     
    Dois momentos muito esperados são as apresentações dos talentosos jovens da Escola de Música da Rocinha, agendadas para as 16 horas de sábado, dia 27, e para as 15 horas do domingo, dia 28.
     
    A participação efetiva da Galeria Movimento, assim como da Danielian Galeria, no Pegadas da Gávea é comemorada pela idealizadora da iniciativa, Luiza Ernica Lontra: – Nosso objetivo é agregar todos os setores do Baixo Gávea no circuito e proporcionar, aos moradores e visitantes, uma celebração dos diversos segmentos que compõem o universo do bairro. E as galerias de arte são um dos pilares mais representativos – afirma.
     
    Outro momento artístico importante será a exibição de uma releitura do Abaporu, de Tarsila do Amaral, realizada pelos alunos do Colégio Municipal Manoel Cícero. A obra, que aproxima as crianças da comunidade à arte tão prestigiada no bairro, é resultado da primeira edição do Pegadas, em novembro do ano passado. Na ocasião, os organizadores motivaram os alunos a produzir uma obra, tendo como ponto de partida as “pegadas” do Abaporu. A pintura – uma tela com três metros – ficará em exposição na Rua dos Oitis, 46, durante o circuito. E a ideia é exibi-la também em outros locais, para que se torne conhecida e, futuramente, possa ser leiloada, com o valor revertido em doação para a escola.
     
    Pegadas com estilo

    No segmento moda, Tati Magalhães, da Casa dos Oitis, e Antonia Oliveira, da Casa de Antonia, irão promover um DESFILE SEMI-ESTÁTICO na badalada Rua dos Oitis, onde estão localizadas as duas lojas: manequins com looks das marcas e cinco modelos darão vida às roupas, numa dinâmica singular de vestir-se. E tem mais: na Casa de Antonia, a possibilidade de fazer uma “Mini mini” – Flash Tatto; pelas ruas do bairro, pernaltas com modelos da Blummea, marca das sócias Luiza Ernica Lontra e Natália Seabra, que usa exclusivamente matérias-primas de origem não animal, produzidas com alta tecnologia e modelagem exclusiva.
     
    O Pegadas da Gávea é uma iniciativa que trabalha em sintonia com práticas ESG (ambientais, sociais e de governança corporativa), para preservar o espaço público e integrar a comunidade. O objetivo é oferecer uma experiência cultural única, que celebre a criatividade e a inovação em diversas áreas. Os visitantes poderão participar de uma jornada imersiva, que inclui visitas às marcas e ONGs participantes, além de workshops, miniaulas, música ao vivo, arte e cultura.
     
    – Trata-se de um ritual coletivo de troca de experiências – diz a idealizadora e coordenadora do Pegadas, Luiza Ernica Lontra. – Na verdade, é muito mais do que a oportunidade de passear pelo bairro e aproveitar tudo que ele oferece: bem-estar, moda e estilo, arte, decoração e gastronomia. O circuito é bem mais do que um showroom da economia criativa da Gávea; traz, no seu DNA, a proposição de uma maior convivência com a vizinhança, de respeitar e admirar talentos, habilidades, causas e afetos do bairro – explica Luiza.
     
    A proposta agregadora de Luiza Ernica Lontra vem dando frutos. Um dos exemplos mais interessantes é o da gestora cultural de inovação Liliana Magalhães, CEO da SOMOS Cultura, Educação e Comunicação. Liliana voltou a morar na Gávea e conta que foi imediatamente capturada pela primeira edição do evento, em novembro último.
     
    – O que era para ser uma caminhada costumeira nos arredores da Praça Santos Dumont, num sábado qualquer, aos poucos se tornou numa aventura especial e instigante. Segui umas pegadas divertidas, impressas no chão das ruas, e descobri toda uma produção de segmentos criativos, instalados em um “baixo Gávea” de ruas arborizadas, com um clima displicentemente bucólico e perfeito para a caminhada. Aprendi, conheci muitas coisas e muita gente, inclusive a turma que estava por trás da iniciativa. Brilho nos olhos, alegria e foco em causas sociais, ambientais e culturais marcaram a empreendedora, os colaboradores e os participantes do agito – revela Liliana, que hoje é uma das colaboradoras da iniciativa.
     
    A dinâmica do Pegadas
    Cinco trilhas compõem o Pegadas: Vestir, Decorar, Bem-Estar, Arte e Gastronomia. Em cada uma delas, jovens estudantes universitários serão os guias do circuito: vão orientar os visitantes, para que possam desfrutar de toda a programação, que inclui também atividades que serão realizadas nos espaços das marcas e ONGs participantes – que vão de música ao vivo a workshops.
     
    O ponto de partida é a Praça Santos Dumont, onde as pessoas receberão um mapa e uma cartela (de Papel Semente) com indicações das marcas parceiras. A cada visita a um dos espaços indicados, o portador da cartela ganhará um carimbo. Quanto mais carimbos obtiver, maiores serão as chances de participar de sorteios, entre os quais um fim de semana, com acompanhante, no Hotel Búzios Espiritualidade.
     
    As cartelas, com nome e telefone preenchidos por cada um dos participantes, deverão ser depositadas, ao final de cada dia do evento, em uma urna instalada na Praça Santos Dumont, que integra o circuito junto com as ruas das Acácias, dos Oitis, José R. M. Soares e Major Rubens Vaz.
     
    A Gruta
    A casa de número 46 da Rua dos Oitis abrigará uma série de marcas aliadas, de segmentos diversos dos parceiros oficiais do Pegadas. No espaço, que os organizadores batizaram de Gruta, também haverá produtos, serviços, palestras e exposições, uma das quais do Galpão das Artes Urbanas da Comlurb, parceiro de primeira hora do Pegadas, com obras criadas a partir de resíduos descartados. No mesmo endereço será exibida a obra – Azul (2003, óleo sobre tela, 1,25 x 1,00m) da pintora Myrian Freeman, de 94 anos, moradora do bairro e que será homenageada pelos organizadores do circuito.
     
    Curadoria
    Luiza Ernica Lontra, CEO do circuito, é uma jovem empresária que trabalha com o propósito de conectar pessoas ao universo empreendedor, ao provocar trocas significativas como as que realizou quando atuou no grupo SOMA, onde conheceu Natália Seabra, hoje sua sócia. Juntas criaram a Blummea, uma marca de moda sustentável, que valoriza matérias-primas de origem não animal.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Festival ID:Rio chega à terceira edição com o tema “Multiversos Sustentáveis”
      Saiba Mais
      3º Encontro de Motociclistas no Mercado Municipal de Niterói
      Saiba Mais
      Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO